segunda-feira, 19 de junho de 2023

Reflexões sobre Filosofia, Nietzsche, Foucault

 


 

A arte e a cultura são importantes porque elas despertam nas pessoas a possibilidade de expressarem seus sentimentos e construírem sua própria identidade. Além disso, elas têm uma utilidade que pode ser entendida em três tempos: no passado, para conservar o patrimônio e a memória coletiva de um povo; no presente, como forma de expressão e espaço de reflexão; e no futuro, logrando a configuração de novas realidades e cenários possíveis, através do estímulo da criatividade e da sensibilidade.

Para Nietzsche, os últimos homens são aqueles que se contentam com a mediocridade e a segurança, que não buscam mais o perigo e a aventura, que não se importam com a arte e a cultura. Para ele, o “espírito livre” é aquele que pensa de modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio, sua posição e função, ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo, os espíritos cativos são a regra.

Nietzsche entende que o mundo aparente é o único e o mundo verdadeiro é apenas um acréscimo mentiroso. Segundo a avaliação de Nietzsche, essa suposição de um mundo teórico das ideias não se trata de um conhecimento “verdadeiro”, mas de uma necessidade da crença na existência da verdade. Ele fala sobre o mundo verdadeiro em sua obra “Assim falou Zaratustra”. Segundo Nietzsche, o mundo verdadeiro é uma ilusão ótica-moral do mundo aparente e não passa de uma contrariedade à metafísica e à razão grega que acreditavam que existe um mundo verdadeiro onde tudo é perfeito, como vemos no mundo das ideias de Platão. Nietzsche dizia que isso era mesquinhez com relação ao local em que vive, pois, a esperança de quem vive em um lugar ruim é que possa um dia estar em um lugar bom.

Já Foucault acreditava que o papel do filósofo sempre foi o de colocar um limite ao excesso de poder. Ele argumentava que o poder é uma relação social que se manifesta em todas as esferas da vida e que é exercido por meio de práticas discursivas e não discursivas. O filósofo francês defendia que o poder não é algo que possa ser possuído por um indivíduo ou grupo, mas sim algo que é exercido em relação aos outros.

E você, o que acha? Em que você acredita? Deixe abaixo sua opinião.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

A LITERATURA COMO INSTRUMENTO

 

 

Eu vejo a literatura como um instrumento afiado, necessário e indispensável, como afirma (Castello, 2012) é nas frestas do real, como uma erva daninha que a literatura nasce. A literatura não é um divertimento, tampouco é um saber especializado. Ela é um instrumento, precário e sutil, de interrogar a vida. Desloca nossas certezas, transformando-as em incertezas. Em vez de nos oferecer respostas, nos faz novas perguntas-desagradáveis e perturbadoras. Não consigo dissociá-la de um processo subliminar onde desenrola-se uma reflexão sobre a vida e suas dores, suas querelas e questões grandiloquentes, sem limites que não as nossas próprias convicções que por vezes são transmutadas com grande ganho para a nossa evolução.

sábado, 10 de junho de 2023

LOVE ALSO WALKS ON DATA




Love is like water, it does not find insurmountable barriers, sooner or later it penetrates and spreads and takes over, this is because water is a polar solvent, which means that it is capable of dissolving many different substances. Furthermore, water is able to seep into the tiny spaces between the molecules of many different materials. Yes! Love is like water. How strange to imagine that love also walks in data, it has already walked on telegraph lines, it has been tattooed on the paper of letters, stained with tears of longing, crimson kisses and perfume, it has walked in long spirals of analogue telephones, but today it uses mainly communications via the internet, which happens through an insane network of interconnected machines that use standardized protocols to transmit this data loaded with healthy doses of love. Digital information is a type of information that is stored in digital format, that is, in the form of bits, which comes from a bit, which is a piece in Shakespeare's language, plus "s" pieces, as the heart is when it does not receive the bits of love from the loved one, coming from the extensive network of machines. Yes, the information, which is transmitted in packets that are routed through the network to the destination, comes through them live love, comes through fiber optic cables or satellites. What sweet madness is cybernetic love. When the loved one sends a file or message, the data is broken into packets and sent to the user's ISP server. The ISP then forwards the packets to the recipient's server, which reassembles them in their original form. Data transmission is done at high speed and can be performed in real time. I open WhatsApp, type with 7 touches, I love you! I press enter and there it goes, “plin” on the other side, the heart rejoices, it reads- I love you! The glands do the rest and flood the body with the love hormone oxytocin. It is released during physical contact, such as hugs and kisses and data, it increases feelings of trust and well-being between people, they also act together, when we receive good news, the body releases hormones such as dopamine and serotonin. How wonderful is the news in the form of data loaded with words of love. Dopamine is a neurotransmitter that is associated with feelings of pleasure and reward. Serotonin is a neurotransmitter that is associated with the feeling of well-being and happiness. The lack of serotonin can cause depression, anxiety and insomnia, the lack of love data too. Don't stop turning your feelings into hugs, kisses and everything else and in the absence of closeness, transmit your love through data, after all, love also travels through them.

O AMOR TAMBÉM CAMINHA EM DADOS

 

 

O amor e’ como a água, não encontra barreiras intransponíveis, cedo ou tarde ela penetra e se espalha e toma conta, isso ocorre porque a água é um solvente polar, o que significa que é capaz de dissolver muitas substâncias diferentes. Além disso, a água é capaz de se infiltrar em pequenos espaços entre as moléculas de muitos materiais diferentes. E’! O amor é como a água.  Que estranho imaginar que o amor também caminha em dados, já caminhou nas linhas dos telégrafos, foi tatuado no papel das cartas, manchadas de lagrimas de saudade, beijos carmins e perfume, caminhou em longas espirais dos telefones analógicos, mas hoje utiliza principalmente as comunicações via internet, que acontece através de uma insana rede de máquinas interconectados que usam protocolos padronizados para transmitir estes dados carregados de doses salutares de amor. A informação digital é um tipo de informação que é armazenada em formato digital, ou seja, em forma de bits, que vem de bit que é pedaço na língua de Shakespeare, acrescido de “s” pedaços, como fica o coração quando não recebe os bits de amor do ser amado vindo da extensa rede de máquinas. Sim, as informações, que são transmitidas em pacotes que são roteados através da rede até o destino, vem através delas o amor vivo, vem através de cabos de fibra ótica ou satélites. Que loucura doce que é o amor cibernético. Quando o ser amado envia um arquivo ou mensagem, os dados são divididos em pacotes e enviados para o servidor do provedor de serviços de internet do usuário. O ISP então encaminha os pacotes para o servidor do destinatário, que os reagrupa em sua forma original. A transmissão dos dados é feita em alta velocidade e pode ser realizada em tempo real. Abro o WhatsApp, digito com 7 toques, Te amo! Dou o enter e lá se vai, “plin” do outro lado, o coração se alegra, lê-se- Te amo! As glândulas fazem o resto e inundam o corpo do hormônio do amor que é a ocitocina. Ele é liberado durante o contato físico, como abraços e beijos e dados, ele aumenta os sentimentos de confiança e bem-estar entre as pessoas, agem também e em conjunto, quando recebemos uma boa notícia, o corpo libera hormônios como a dopamina e a serotonina. Como é maravilhosa a notícia em forma de dados carregadas de palavras de amor. A dopamina é um neurotransmissor que está associado à sensação de prazer e recompensa. Já a serotonina é um neurotransmissor que está associado à sensação de bem-estar e felicidade. A falta de serotonina pode causar depressão, ansiedade e insônia, a falta de dados, que dizer, de amor também. Não deixe de transformar em abraços, beijos e tudo o mais os seus sentimentos e na falta de proximidade transmita seu amor através de dados, afinal de contas o amor também caminha através deles.

Sinopse do Livro - Glória aos Heróis - Um amor em meio à guerra da Ucrânia - lançamento em dezembro de 2024

Nesta história, um brasileiro de 29 anos, nascido em Curitiba, no sul do Brasil, especialista em TI (Tecnologia da Informação), tenente da ...